Close-up of hands holding a smartphone displaying the TikTok app interface on a wooden surface.

E-commerce e TikTok Shop: quem ganha com essa oportunidade?

Que o TikTok é uma rede social que tem como proposta a criação de conteúdo a partir de vídeos curtos, isso todos nós sabemos! Mas o que você precisa saber é que a plataforma lançou no dia 8 de Maio de 2025 um marketplace dentro da rede social chamada TikTok Shop, então viemos te explicar se isso pode ser uma oportunidade para o seu negócio.

1. Introdução

O TikTok é uma plataforma que foi inicialmente associada a um conteúdo voltado a humor. Com o crescimento da sua popularidade, muitas marcas migraram para a plataforma, assim como muitos criadores de conteúdo, que não só migraram como iniciaram a criação de seu conteúdo através dele. A partir disso, surgem algumas perguntas: Minha marca deveria estar no TikTok? Faz sentido eu começar a vender no Tik Tok Shop? Como a plataforma funciona? Fizemos esse artigo para responder a essas e outras perguntas.

2. A oportunidade do TikTok Shop. Para quem?

“Estar onde o cliente está”. Essa é uma das frases clássicas do marketing. Ela sugere, dentre outras coisas, onde uma marca deve estar a partir do seu público-alvo. Tendo isso em mente, podemos definir então que faz sentido estar no TikTok marcas cujos clientes potenciais ou público-alvo também esteja no TikTok. Tendo isso em vista, seguimos para a próxima pergunta:

2.1 Quem está no TikTok? E quem estará no TikTok?

O perfil dos usuários brasileiros do Tik Tok é o seguinte: tratam-se predominantemente de pessoas da região Sudeste (47%1), mulheres (59%1) das classes C, D e E- com renda familiar aproximadamente entre R$2.850 e R$8.600 (75%1) e que têm entre 30 e 49 anos (53%1). Tais dados são importantes pois não representam de maneira igualitária a divisão etária do país. Eles indicam um aumento considerável de uma faixa etária associada à fase adulta, na qual exclui os jovens adultos (18-29 anos).

É fato que inicialmente o Tik Tok tinha como publico predominantemente pessoas jovens, inclusive adolescentes, mas esse perfil têm mudado e tende a continuar mudando. Portanto, é possível concluir que o público do TikTok, diferente dos últimos anos, tem se tornado mais maduro, com um aumento proporcional de 1%1 dos usuários da faixa etária de 50 anos ou mais, um aumento proporcional de 8% dos usuários de 30 a 49 anos e uma diminuição relativa de 9% dos usuários entre 18 e 30 anos.

Esses dados indicam que para empresas cujo público alvo seja de pessoas na fase adulta média, é e tende a ser cada vez mais importante a presença na plataforma. Mas isso não significa que essa seja a única métrica a ser levada em conta. Dentre as categorias de produtos que os usuários mais compraram1 estão: Beleza, moda, alimentação, Saúde e bem-estar, Educação, tecnologia, viagens, artigos esportivos, pets e entretenimento.

1 Os dados indicados tiveram como base as pesquisas da OpinionBox de 2024 e 2025.

3. TikTok Shop: como funciona?

O TikTok Shop, por estar dentro de uma rede social, tem como origem provável do gatilho de vendas o marketing de influência, pautado no estilo de vida, no storytelling, em tendências, etc. Diferente dos marketplaces tradicionais, a plataforma tem um algoritmo com dados da rede social que pode trabalhar em favor dos vendedores, sugerindo produtos mais adequados para cada público.

Existem 3 formas de um potencial cliente acessar um produto ou a loja:
1. Diretamente nos vídeos através de um botão localizado acima do nome do perfil;
2. Através de um botão no próprio perfil do TikTok;
3. Através de uma aba dentro do perfil do TikTok com um ícone de sacola.

Assim como outras plataformas, o TikTok Shop dá a opção do cliente enviar mensagens ao vendedor paratirar dúvidas . Além disso, a plataforma dá um prazo de 30 dias para devolução gratuita, maior que o prazo de 7 dias estipulado pelo Código de Defesa do Consumidor. Por se tratar de uma plataforma nova, ainda possui desafios logísticos pela frente. Será necessário mais tempo para compreender como serão as políticas de mediação entre vendedores, clientes e a plataforma.

3.1 As taxas da plataforma

A princípio, nos primeiros 90 dias de operação da loja, o TikTok Shop zera as comissões. Depois disso, será cobrada uma taxa de 6% sobre o valor de venda, mais uma taxa fixa de R$2,00 nos produtos que não excederem R$79,00.

4. Conclusão

O TikTok Shop é uma nova plataforma de marketplace com características comuns à todos os marketplaces que operam no Brasil. Possui suas especificidades por se tratar de uma rede social e tem, a princípio, propostas interessantes aos vendedores, a princípio com taxas de comissão muito menores que seus concorrentes. Por outro lado, com o tempo precisará enfrentar os desafios logísticos e estabelecer suas políticas de operação e propostas tendo em vista a legislação brasileira, a competitividade frente aos demais marketplaces (com histórico mais consolidado e logísticas mega eficientes) e a aceitação do público.

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