A escolha das opções de frete ofertadas numa loja online impacta significativamente a compra. Dentre as variáveis a serem consideradas ao escolher uma transportadora ou integradora, estão: a qualidade do serviço prestado, o custo do transporte e o prazo de entrega. Nesse artigo, trazemos um passo a passo de como tomar uma decisão bem fundamentada, baseada nos interesses do seu cliente.
Sumário
- O problema
- A solução: um passo a passo
2.1 Listando as opções disponíveis
2.2 Entre custos e prazos, quais os melhores? - Conclusão
- Bônus: Modalidade de entrega no mesmo dia
1. O problema
De acordo com uma pesquisa feita pela Opinion Box (2023), dentre os 3 principais motivos que levam um consumidor a desistir de uma compra quando os produtos já estão no carrinho, 2 estão relacionados ao frete: valor e prazo de entrega acima do esperado.

Isso demonstra que ter boas propostas de frete são importantes, sugerindo que ter melhores preços é um fator mais importante do que o prazo de entrega. Mas afinal, como escolher boas integradoras de logística ou boas empresas?
2. A solução: um passo a passo
2.1 Listando as opções disponíveis
Primeiramente, é importante fazer uma lista com as opções disponíveis para entender quais as opções de empresas podem ser viáveis, levando em conta os seguintes fatores:
- Disponibilidade de pontos de coleta- a empresa/integradora deve possuir um ponto de coleta próximo à sua localização, afinal, haverá um envio frequente de produtos;
- A empresa deve admitir o tipo de produto comercializado- nem toda empresa admite o transporte de qualquer tipo de produto, é importante verificar no caso de produtos como alimentos, objetos de valor, produtos de grande volume, substâncias inflamáveis, explosivos, tóxicos, etc;
- Integração com a plataforma de sites- se você faz uso de uma plataforma de criação de lojas online (como a Nuvemshop, Tray, Shopify, etc) é importante limitar as opções àquelas que se integram à plataforma para permitir o cálculo de frete automatizado para o cliente;
- Qualidade do serviço prestado- por fim, é necessário buscar referências sobre as empresas selecionadas, garantindo que elas são capazes de oferecer um serviço cuja qualidade seja aceitável ao cliente. Aqui, sites de avaliações como Reclame Aqui são úteis.
Uma vez que tenham sido selecionadas todas as opções e excluídas àquelas que não atendem aos requisitos acima destacados, é hora de comparar custos e prazos.
2.2 Entre custos e prazos, quais os melhores?
Depois de selecionar as possíveis transportadoras com base na perspectiva do empreendedor, é hora de tomar a decisão final com base na perspectiva do cliente. Para isso, voltamos à lista das transportadoras/integradoras que foram aprovadas em todos os critérios mencionados no tópico anterior e fazemos um comparativo a partir da simulação de diversos fretes, como no passo a passo:
1. Padronização de tamanho e peso– Nessa etapa devem ser observados 2 tamanhos de embalagens mais utilizados nos envios, por exemplo: Caixa de papelão 21x11x6 e Caixa de papelão 16x11x3. No caso de lojas novas, deve estimar o tamanho das embalagens em relação ao tamanho dos produtos. Deve ser estimado também o peso médio de cada embalagem com o produto.
Na Ecombox, fornecemos todos os pesos de nossas embalagens na ficha técnica para facilitar esse tipo de processo.
2. Padronização de distâncias– Na segunda etapa, é hora de estimar 3 distâncias diferentes (curta média e longa) a partir da localização do remetente (empresa). Para uma empresa sediada em São Paulo, por exemplo, é interessante simular um CEP próximo (dentro de Região Metropolitana de São Paulo), um CEP em uma cidade de distância média (ex.: Ribeirão Preto) e uma cidade mais longe (ex.: Belo Horizonte).
Dica: Para quem pretende vender para clientes situados em regiões do país diferentes da sede da empresa, é importante desenvolver estratégias alternativas de barateamento de custos. Isso porque quanto maior a distância, maiores são os custos de frete e, portanto, maiores as chances do cliente abandonar o carrinho.
3. Quadro comparativo de custos– Depois de determinar todas essas informações (ao menos tamanhos de embalagem com seus respectivos pesos médios e 3 CEPs diferentes) fazemos um quadro comparativo para cada empresa, conforme o exemplo:
Destino | Caixa de papelão 21x11x6 (Caixa + produto-600g) | Caixa de papelão 16x11x3 (Caixa + produto-300g) |
Região Metropolitana de São Paulo | R$12,00 1 dia útil | R$10,00 1 dia útil |
Ribeirão Preto | R$35,00 3 dias úteis | R$30,00 3 dias úteis |
Belo Horizonte | R$55,00 15 dias úteis | R$50,00 15 dias úteis |
Destino | Caixa de papelão 21x11x6 (Caixa + produto-600g) | Caixa de papelão 16x11x3 (Caixa + produto-300g) |
Região Metropolitana de São Paulo | R$22,00 2 dias úteis | R$19,00 2 dias úteis |
Ribeirão Preto | R$29,00 3 dias úteis | R$27,00 3 dias úteis |
Belo Horizonte | R$45,00 5 dias úteis | R$39,00 5 dias úteis |
Destino | Caixa de papelão 21x11x6 (Caixa + produto-600g) | Caixa de papelão 16x11x3 (Caixa + produto-300g) |
Região Metropolitana de São Paulo | R$21,00 2 dias úteis | R$19,00 2 dias úteis |
Ribeirão Preto | R$32,00 3 dias úteis | R$30,00 3 dias úteis |
Belo Horizonte | R$50,00 4 dias úteis | R$45,00 4 dias úteis |
4. Análise da pesquisa/simulação– A partir das simulações, analisamos quais as opções mais baratas e com os menores prazos de entrega. Recomenda-se utilizar as opções com custos de entrega mais baratos, tendo como segundo critério os prazos de entrega. No exemplo acima, a Integradora Envio Rápido e a Empresa Logística Ltda. possuem os melhores preços, enquanto a Empresa Entregas Ltda. apesar de ter um prazo um pouco menor para distâncias longas, tem um custo maior. Assim, uma estratégia seria manter a a Integradora Envio Rápido e a Empresa Logística Ltda. como opções de frete pera distâncias curtas e longas, respectivamente.
3. Conclusão
O processo de escolha das opções de frete para a sua loja online dependem de fatores como dimensões e peso médio dos envios, custos de envio, prazos de entrega, dinâmica de trabalho do empreendedor, etc. Os custos de envio devem ser a principal variável levada em conta, por ser a variável mais importante sob o ponto de vista do cliente. Para fazer essa análise é importante reduzir as opções a partir das possibilidades encontradas e fazer algumas simulações tendo como variáveis a distância, o peso e tamanho dos pacotes.
4. Bônus: Modalidade de entrega no mesmo dia
A modalidade de entrega no mesmo dia é uma opção que deve ser levada em conta, pois os sites online competem, muitas vezes, com grandes marketplaces. Essa modalidade é recente, implementada inicialmente pelo marketplace Mercado Livre (Envios Flex) e mais recentemente pela Shopee (Shopee Entrega Direta). Essa modalidade costuma atender apenas em grandes capitais, onde há demanda e empresas terceirizadas para atendê-la, e têm uma área de abrangência menor, portanto mais limitada a clientes próximos à sede do e-commerce.